Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira

Pousada Rancho Hanna - PETAR: Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira

Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira

O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira é considerado uma das Unidades de Conservação mais importantes do mundo. Abriga a maior porção de Mata Atlântica preservada do Brasil e mais de 300 cavernas.É considerado hoje um patrimônio da humanidade, reconhecido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Localizado no sul do Estado de SP, nas cidades de Apiaí e Iporanga, está o PETAR. Parque que possui além das cavernas, dezenas de cachoeiras, trilhas, comunidades tradicionais e quilombolas, sítios arqueológicos, paleontológicos. É realmente um verdadeiro paraíso escondido entre vales e montanhas.

Criado por um decreto, em 1958 (Governo do Estado de SP), com cerca de 35 mil hectares de Mata Atlântica preservada, tornou-se depois da década de 90 um dos locais perfeitos para a prática de alguns esportes de aventura como espeleoturismo, rapel, bóia cross, cascading, bike e de algumas atividades como, educação ambiental e fotografias.
 

No Petar você irá encontrar milhares de espécies de aves, mamíferos de grande porte, como pacas, antas, bugios, e muitas espécies de bromélias, orquídeas, palmito juçara, alem de uma imensa quantidade de córregos e rios com águas transparentes.

As cavernas existentes oferecem vários níveis de desafios. Há desde cavernas com enormes rios, escaladas, mergulhos e rapeis à cavernas com estruturas turísticas, escadas, passarelas e pontes.

Existem 4 Núcleos de Visitação no PETAR, todos prá facilitar o controle de turistas e proteger de forma mais organizada esse rico patrimônio.

Conheça um pouco mais dos Núcleos:

Núcleo Ouro Grosso:Tem como principal atrativo a Caverna do Ouro Grosso, considerada por muitos a caverna mais difícil de fazer do PETAR e a Caverna do Alambari de Baixo. Vale a pena conhecer.  Núcleo Casa de Pedra: Nesse núcleo está a Caverna Casa de Pedra, caverna com o maior pórtico do mundo, cerca de 215 metros de altura. É permitido somente visitar o pórtico dela. Sendo a entrada proibida.  Núcleo de Santana: É o mais visitado do PETAR e onde estão algumas das principais cavernas, como Caverna de Santana, Caverna do Morro Preto e Caverna da Água Suja, além de cachoeiras magníficas: Cachoeira das Andorinhas e Couto. Está localizado próximo à pousada, cerca de 3 km.

Núcleo Caboclos:É um núcleo isolado do restante do PETAR. Nele estão as Cavernas da Teminina e Desmoronada. Magníficas. O acesso à essas cavernas não são tão fáceis. Somente a Caverna da Teminina e as do Complexo Aranhas / Chapéu estão abertas a visitação.